quinta-feira, 27 de setembro de 2012



Sincretismo Religioso

O dia 27 de setembro , dia de comemoração dos santos católicos "Cosme e Damião" é o dia dos Meninos d'angola, Ibeijada, Dois-Dois, Crianças, ou Erêsno candomblé que deve ser comemorado com muita festa, muitos doces, guaraná, cocada, balas, pirulitos, bolos, suspiros, bolas, brinquedos, etc.

O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".

Lenda sobre Cosme e Damião: Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos.

Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a orumilá que o levasse para perto do irmão.

Sensibilizado pelo pedido, Orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.

Nenhum comentário: