sexta-feira, 24 de julho de 2009

Dia 26 de Julho - Dia de Nanã Buroquê

Nanã é a mãe primeira de toda humanidade, conforme a lenda o homem após várias tentativas de usar diversos materiais, foi feito do barro (lodo primordial das matérias na crosta terrestre), e soprado a vida em suas narinas por oxalá, sendo que a única restrição de Nanã foi para quando este homem morresse a sua matéria seria devolvida aos seus domínios, sincretizada como Nossa Senhora De Santana a avó de Jesus , dona das águas paradas, das chuvas e dos pantanos, ela decanta em seus domínios toda as matérias impuras dos homens, preparando assim a limpeza do espírito para próxima reencarnação.

MÃE NANÃ

A orixá Nanã rege sobre a maturidade e seu campo preferencial de atuação é o racional dos seres.

Atua decantando os seres emocionados e preparando-os para uma nova "vida", já mais equilibrada .

A orixá Nanã Buruquê rege uma dimensão formada por dois elementos, que são: terra e água.

Ela é de natureza cósmica pois seu campo preferencial de atuação é o emocional dos seres que, quando recebem suas irradiações, aquietam-se, chegando até a terem suas evoluções paralisadas.

E assim permanecem até que tenham passado por uma decantação completa de seus vícios e desequilíbrios mentais.

Nanã forma com Obaluaiyê a sexta linha de Umbanda, que é a linha da Evolução.

E enquanto ele atua na passagem do plano espiritual para o material (encarnação), ela atua na decantação emocional e no adormecimento do espírito que irá encarnar.

Saibam que os orixás Obá e Omulu são regidos por magnetismos "terra pura", enquanto Nanã e Obaluaiyê são regidos por magnetismos mistos "terra-água".

Obaluaiyê absorve essência telúrica e irradia energia elemental telúrica, mas também absorve energia elemental aquática, fraciona-a em essência aquática e a mistura à sua irradiação elemental telúrica, que se torna "úmida".

Já Nanã, atua de forma inversa: seu magnetismo absorve essência aquática e a irradia como energia elemental aquática; absorve o elemento terra e, após fracioná-lo em essência, irradia-o junto com sua energia aquática.

Estes dois orixás são únicos, pois atuam em pólos opostos de uma mesma linha de forças e, com processos inversos, regem a evolução dos seres.

Enquanto Nanã decanta e adormece o espírito que irá reencarnar, Obaluaiyê o envolve em uma irradiação especial, que reduz o corpo energético, já adormecido, até o tamanho do feto já formado dentro do útero materno onde está sendo gerado .

Este mistério divino que reduz o espírito ao tamanho do corpo carnal, ao qual já está ligado desde que ocorreu a fecundação do óvulo pelo sêmen, é regido por nosso amado pai Obaluaiyê, que é o "Senhor das Passagens" de um plano para outro.

Já nossa amada mãe Nanã, envolve o espírito que irá reencarnar em uma irradiação única, que dilui todos os acúmulos energéticos, assim como adormece sua memória, preparando-o para uma nova vida na carne, onde não se lembrará de nada do que já vivenciou.

É por isso que Nanã é associada à senilidade, à velhice, que é quando a pessoa começa a se esquecer de muitas coisas que vivenciou na sua vida carnal.

Portanto, um dos campos de atuação de Nanã é a "memória" dos seres.

E, se Oxóssi aguça o raciocínio, ela adormece os conhecimentos do espírito para que eles não interfiram com o destino traçado para toda uma encarnação.

Em outra linha da vida, ela é encontrada na menopausa.

No inicio desta linha está Oxum estimulando a sexualidade feminina; no meio está Yemanjá, estimulando a maternidade; e no fim está Nanã, paralisando tanto a sexualidade quanto a geração de filhos.

Nas "linhas da vida", encontramos os orixás atuando através dos sentidos e das energias.

E cada um rege uma etapa da vida dos seres.

Logo, quem quiser ser categórico sobre um orixá, tome cuidado com o que afirmar, porque onde um de seus aspectos se mostra, outros estão ocultos.

E o que está visível nem sempre é o principal aspecto em uma linha da vida.

Saibam que Nanã em seus aspectos positivos forma pares com todos os outros treze orixás, mas sem nunca perder suas qualidades "água-terra".

Já em seus aspectos negativos, bem, como a Umbanda não lida com eles, que os comente quem lidar, certo?


OFERENDA
Velas brancas, roxas e rosa; champagne rosé, calda de ameixa ou de figo; melancia, uva, figo, ameixa e melão, tudo depositado à beira de um lago ou mangue.



TRECHOS EXTRAÍDOS DO LIVRO

"O CÓDIGO DE UMBANDA"
DE RUBENS SARACENI

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Zé Pelintra


Xangô


Xangô


Xangô


Vovó Maria Conga


Vovó Catarina


Pg das 7 Saias


Caboclo 7 Nós da Guiné


Pg Rosa Caveira


Pg Rainha das 7 Encruzilhadas


Pg Dama da Noite


Preto - Velho


Pai Joaquim de Angola


Pai Jeremias


Pai Jacó


Pai Benedito da Guiné


Pai Benedito


Oxum


Oxalá


Omulu


Ogum


Nanã


Pg Maria Padilha dos 7 Cruzeiros da Calunga


Pg Maria Padilha das 7 Encruzilhadas


Pg Maria Padilha das Almas,


Pg Maria Mulambo


Yemanjá


Erês


Ibejis


Yansã


Exú Marabô


Exú - Falange


Exú Caveira


Exú


Caboclo Guará


Caboclo 7 Encruzilhadas


Caboclo


Caboclas


Cabocla Janaina


Boiadeiro


Baiano


Povo Cigano


Cigana Yasmim


Cigana Sarita


Poema Cigano


Santa Sara Kali


Santa Sara


Essa Cigana...


Alma Cigana


Martinho Pescador

Martinho Pescador

Seu Martinho Pescador
que vida é a sua?
é bebendo cachaça caindo na rua
eu também sei nadar
eu também sei nadar no mar
eu também sei, também sei,
também sei nadar
na barra vi só dois navios
perguntando se podia entrar
a barra já está tomada
seu marujo nessa barra
aqui quem manda
é Oxalá

domingo, 5 de julho de 2009

OS DESÍGNIOS DA ESPIRITUALIDADE

Durante nossa existência, invariavelmente nos sentimos injustiçados pelo “destino”, sempre que este nos impõe qualquer restrição aos desejos, fantasias e vontades arquitetados pela visão mundana e imediatista de nossas mentes.

Em face de um egocentrismo”, desconhecemos as verdadeiras causas dos acontecimentos que nos cercam e, desta forma, “justiça ou injustiça divina” são meros detalhes perto de nossas exigências de privilégios e pretensões.

Uma boa dose de tolerância e observação, daria uma amplitude em nossa visão e nos beneficiaria ao longo de toda a vida.

Na verdade, não podemos escolher as circunstâncias externas de nossa existência física, mas sempre podemos adotar amaneira como reagimos a elas.

Uma atitude desequilibrando algo desencadeia um processo de desestabilizações sucessivas e, somos, inequívoca e exclusivamente, os responsáveis.

Cada passo que dermos na areia fina desarranja todo o resto.

Porém,vivemos um mundo tão materialista, a ponto de não nos apercebemos das coisas pequeninas, invisíveis ou não.

Por outro lado, precisamos estar atentos, pois existe um “exército de espíritos
encarnados”, bom que se lembre, que em razão de sua “baixa faixa vibratória” e, às vezes, de sua pequena idade espiritual ou até, quem sabe, de uma “sede de vingança”,oriunda de situações não resolvidas em outras existências, que “trabalham diuturnamente” com o propósito de desestabilizar a caminhada dos que aceitam o “Astral Superior” como “energia suprema”, fonte inesgotável de amor, paz, equilíbrio e positividade.

Estes “espíritos perturbadores” cumprem o papel de “pólo negativo da vibração”, porém também necessário em nossas existências.

Se assim o é, procuremos nortear nossas ações, para que os “zombeteiros” não encontrem espaço para nos desarmonizar e para que jamais deixemos de enxergar o que ocorre à nossa volta.

Os procedimentos adequados guiarão nossos passos, num desenvolvimento progressivo.

Os inadequados, somente nos dificultarão a caminhada.

Não nos esqueçamos de que nossa vida tem a cor que pintamos; nosso castelo tem o tamanho de nossos sonhos; nossa fé e esperança têm a dimensão de nosso medo; a força de que dispomos e o amor têm a grandeza de nossa alma.

É vontade do Astral Superior que possamos dar prosseguimento a nossa caminhada\espiritual, dentro de um processo evolutivo e para isto muito colaboram conosco.

Porém, depois de uma infinidade de tempo, quando para nós tudo é complexo, de difícil solução e compreensão, somos levados a uma descrença providenciada por nós mesmos.

Finalmente, uma conduta ilibada e um contato constante com as forças da natureza,nos permitiriam o discernimento e a abertura de nossos corações para aceitarmos o princípio divino, de que somos parte do “todo” que é Deus, aprendermos que precisamos de luz para que nada obscureça nossa visão da realidade suprema, que precisamos ter uma grande proteção daquele que nos assegura a coragem e a confiança para desintegrarmos as ilusões que nos impedem de viver plenamente e entendermos os desígnios da espiritualidade...


Luis Fernando Barros é Dirigente do
Templo Estrela do Oriente
www.temploestreladooriente.com

DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO

O que é médium?

Médium é um ser sensitivo e que tem o dom de captar várias vibrações.

É importante lembrar, que todos somos médiuns e, portanto, seres absolutamente normais.

Por outro lado, os espíritos se acoplam dentro das vibrações que captamos, já que solto no espaço o espírito é magneto, eletricidade.


O que vem a ser mediunidade?

É um dom que a espiritualidade nos proporciona, através do qual apressaremos o resgate de nossas “dívidas”, contraídas em existências anteriores ou até na atual, desde que utilizando de forma caritativa.


Quais os tipos mais comuns de mediunidade?

Allan Kardec codificou, em 1852, 101 tipos ou categorias de mediunidades, embora muitas se assemelhem. Sendo assim, os principais são a clarividência, clariaudiência, incorporação, psicografia, intuição, vidência, entre outras.


Por que desenvolver a mediunidade?

A mediunidade quando desenvolvida e manipulada de forma correta, auxilia os necessitados do corpo e da alma, além de beneficiar também o médium, pois colabora para a sua evolução como ser humano e espiritual que é.


Quais os principais sintomas de uma mediunidade aflorada?

Os sintomas podem ser os mais variados possíveis, caracterizando-se de acordo com as particularidades de cada médium.

De qualquer forma, alteram o sistema nervoso e o gástrico, já que o fluido da entidade quando se aproxima, penetra através do chakra coronário (Alto da cabeça) e se aloja no gástrico (chakra umbilical).

Esta aproximação traz normalmente repercussões em todo o comportamento do organismo e não só na parte mental e psíquica.

É importante lembrar, que dependendo do preparo espiritual, nem sempre inicialmente se apresentam entidades do “pólo positivo”, razão pela qual é preciso haver um preparo conveniente, para que o iniciado possa atrair boas vibrações.

Nesta fase, normalmente, em um médium não preparado, é comum atrair-se espíritos de baixa energia, além de se observar sintomas como psicoses, fobias e medos.

Para que isto não ocorra, é necessário burilar o médium antes do desenvolvimento, já que ele é como um diamante, como uma pedra preciosa, sem o toque e a devida lapidação, condições essenciais para que possa oferecer facilidades para as entidades se aproximarem.


Como podemos desenvolver a mediunidade?

Existem duas formas de desenvolvermos nossa mediunidade:

1) Estudando – Devemos ler, pesquisar, estudar, fazer cursos, pois entendemos que as entidades incorporadas, mesmo tendo alcançado uma evolução espiritual, invariavelmente, utilizam-se dos conhecimentos adquiridos por ser aparelho, por ocasião dos atendimentos aos consulentes.


2) Praticando – Colocamos em prática tudo o que ensinamos em nossos cursos e palestras, através de sessões especificas de desenvolvimento mediúnico, onde os médiuns têm total assistência e orientação do casal dirigente Flávia e Luis Fernando Barros, além da presença incorporada dos mentores espirituais de nossa casa, que individualmente conversam, instruem, explicam. Sanando todas as dúvidas daqueles que, muitas vezes, chegam sentindo-se completamente estranhos ao ambiente espiritual e outros, por um lado, com alguns conhecimentos de outros terreiros, mas portadores de diversos “vícios” e que dão muito trabalho para serem corrigidos.

Templo Estrela do Oriente