domingo, 5 de outubro de 2008

Macumba ?

Macumba era um instrumento que os escravos tocavam nas senzalas quando eles queriam fazer suas sessões.

Eles usavam esse instrumento para despistar os feitores que achavam que eles estavam só tocando e fazendo barulho. Mas na verdade eles estavam reverenciando os orixás.

Quando perguntavam ao feitor o que que os escravos estavam fazendo, ele dizia que eles estavam na macumba por causa do barulho do instrumento.

Daí o termo evoluiu pra macumbeiro como designação dos que cultuam os orixás.

OBS : Macumba também é uma árvore enorme da família dos baobás onde os feiticeiros se reuniam para seus rituais, dai o nome macumbeiro.

----------------------

A palavra’’Macumba’’ é de origem Banto angolana e designa dança semi-religiosa dos Cumbas, uma espécie de sacerdotes ou curandeiros dos Bantos.

Denominação genérica de cultos afro-brasileiros com influências católicas e espíritas, que se desenrolam em meio a danças e cânticos rituais, ao som de instrumentos de percussão.

Desenvolvidos inicialmente no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, esses cultos incluem oferendas rituais de comidas e bebidas com fins mágicos.

A palavra foi estendida a estas oferendas, não raro depositadas em lugares públicos e constituídas de um alguidar ou embrulho com farofa, azeite-de-dendê e restos de galinha, acompanhado de uma garrafa de cachaça, charutos e tocos de velas acesos.

Culto de origem africana com influência católicas e espíritas, que se desenrola em meio a danças, cânticos rituais, ao som de instrumentos de percussão.

Nenhum comentário: