sábado, 23 de agosto de 2008

Umbanda e Sincretismo

Durante 100 anos buscamos tantas respostas para aquilo que era uma incógnita, que perdemos, em muitos casos, aquelas que formavam a umbanda dentro de orgulho humano e falta de conhecimento.
Não generalizamos, existem muitos centros bons e bons zeladores.

A Umbanda é uma religião brasileira, porque se fundou aqui no Brasil e que possui alguns fundamentos de origem afro, o que não significa que seja uma religião afro, muito embora algumas entidades sejam de linhas africanas.

Não traz nada além do sincretismo da religião católica e isso porque na época dos senhores de engenho e do café os negros (que já cultuavam os Orixás, porém não como Umbanda e sim o Culto de Nação ou Candomblé) eram proibidos de utilizarem a sua cultura e, para não abandonarem sua fé, trocavam os nomes das Entidades, se passando por cristãos.

Hoje graças a liberdade de expressão não precisamos mais ser "agentes secretos da umbanda", podemos sim cultuar nossos Orixás e se acaso se mantém alguns santos católicos é por respeito aos mesmos ou por sincretismo incorporado nos conceitos do terreiro em questão e não por fazer parte da religião.

É preciso considerar que existe um sincretismo não apenas entre a umbanda e o catolicismo, mas também entre umbanda e candomblé, afinal, as lacunas que os homens encontraram na fundação da umbanda foram preenchidas com seus conceitos imperfeitos e associando três religiões (candomblé, culto de nação e xamanismo - pois em todos esses já existia o sincretismo), porém a umbanda não é nenhuma delas.

A umbanda traz traços do kardecismo, já que é bem possível acreditar que o kardecismo tenha sido uma preparação para mentes ofuscadas à verdade da mediunidade, já que o ato a incorporação e outros tipos de dons mediúnicos sempre ocorreram na história da humanidade e sempre foram vistos como atos demôniacos ou pagãos."...

Se você consultar um dicionário a palavra entidade significa: o que constituí a essência de alguma coisa, ente, ser, individualidade".

Um guia é um ser.

Nem todo espírito desencarnado será um guia, é preciso que a Lei daUmbanda o coloque nessa posição e isso não é via de regra.

Os caboclos são espíritos que apenas tenham alguma relação com os índios...

Quimbanda é quimbanda e Magia Negra é magia negra!

Macumba era uma espécie de árvore na qual os negros africanos antes mesmo da escravidão depositavam suas oferendas aos Orixás, o que banalizou-se e comumente houve-se falar que fulano está a fazer macumba aqui ou acolá.

No que se refere ao Exu Lucifer assim como os demais exus e pombagiras são espíritos em evolução.

Taxa-los como espíritos atrasados seria sentenciar toda a humanidade a um constante atraso evolutivo.

Todos os espíritos, fazendo ou não parte da Umbanda são e estão em constante evolução.

Em níveis comparativos se colocarmos um exu em relação a um caboclo podemos dizer que o espírito do caboclo em questão possui uma experiencia evolutiva maior, mas seria uma blasfemia dizer que os exus não possuem uma experiencia evolutiva.

Os rituais de magia branca verdadeira - a Umbanda - são feitos apenas para melhorar a vida de uma pessoa, para praticar um bem.
Nunca para prejudicar quem quer que seja.
O único totalmente correto, justo e verdadeiro é nosso Pai Maior Zambi .

Nenhum comentário: