sábado, 23 de agosto de 2008

Rituais

Quando as entidades que compõem as diferentes falanges estão incorporadas, elas se prestam a aconselhar seus consulentes e a realizar alguns rituais.
Nestas ocasiões, utilizam-se dos quatro elementos básicos da Natureza, ou seja, Ar, Terra, Fogo e Água.

É devido a essa particularidade que, muitas vezes, essas entidades solicitam cigarros, bebidas, alimentos.

Cada item pedido corresponde a determinados elementos naturais.

Veja os exemplos: Água e bebidas não alcoólicas: Servem para a cura, pois simbolizam a força, o remédio e o poder gerador.

Bebidas alcoólicas: Pertencem ao elemento Fogo e permitem a trocade energias.

Cachimbo, charuto ou cigarro: Une o Fogo, a Água, a Terra e o Ar, sintetizando, assim, os elementos de todas as linhas.


Rituais na Umbanda
www.jornaldeumbandasagrada.com.br
Alexandre Cumino

Do dicionário Aurélio, Ritual: 1 relativo arito/2culto/3cerimonial,etiqueta. Rito: As regras e cerimônias próprias da prática de uma religião/2 culto religioso.

Podemos também definir o ritual como sendo todo o conjunto de procedimentos, metódicamente adotado por nós, afim de preparar o ambiente ou situação propício para que se possa (no caso da Umbanda) dar início,manter e concluir a manifestação religiosa.

Desde um banho de ervas, feito em casa, se começa o ritual.
Para o preparo do ambiente, costuma-se ,fazer defumação, firmar velas com as devidas orações ao Criador e Orixás, a fim de evocar sua presença, "bater cabeça", entoar os cantos (hino da umbanda e abertura da gira) dando o prosseguimento normalmente com as incorporações, manutenção do trabalho e fechamento da gira. Cadacasa tem o seu ritual, onde o mesmo se amolda, segundo a concepção das pessoas e as necessidades das entidades da casa.

Dificilmente encontraremos casas com o mesmo ritual, e embora muitos não aceitem esta diversidade, é ai que está a riqueza da Umbanda, pois ela aceita as pessoas como são, e se amolda a sua maneira de enxergar ao Criador e suas divindades Orixás.

Muitos se preocupam demasiadamente com o ritual, realmente ele tem a sua importância, mas acima de tudo estão os sentimentos, os quais animam as pessoas envolvidas com a fé e o sacerdócio, pois se algofaltar aos nobres e puros de coração , com certeza será esclarecido pelas entidades da casa, que em um trabalho feito com amor pouco faltará.

" Os espíritos de alta hierarquia são simples e nobres , e gostam da simplicidade do ritual".

Mas não precisamos falar, que os Guias de cada um, com o amor e paciência característicos, possam ir amoldando os rituais a suas necessidades, a nós Umbandistas a alegria de ver que Umbanda não é estática e sim vibrante, viva, e atuante em nossas vidas.

Tanto quanto evoluirmos, nas décadas e séculos que virão, nossa amada Umbanda também estará nos acompanhando, de maneira que, como e tal qual ela foi idealizada.

Que nosso pai Oxalá abençoe, ilumine e inspire as necessidades ritualisticas de cada um.

Nenhum comentário: