sábado, 23 de agosto de 2008

Pontos Cantados

1) Pontos de Louvação
Geralmente no inicio da sessão quando são homenageados todos os Orixás e linhas auxiliares que trabalham na umbanda, inclusive os Guias Chefes do Terreiro, que geralmente são aqueles do Pai ou Mãe no Santo.

2) Pontos de Segurança
Geralmente logo após a abertura seguem-se os pontos de Firmeza e Segurança, isto é Pontos que chamam e firmam as Entidades incumbidas da segurança Espiritual dos Médiuns e Terreiros. Ex: Sto. Antonio de batalha, faz de mim batalhador, corre gira a Pomba Gira, Tranca Rua e Marabô.
Outro: Lá na Porteira coloquei meu Sentinela,(repete) lá na Porteira coloquei meu Sentinela, coloquei Exú…., tomando conta da Cancela.

3) Pontos de Chamada
São aqueles que iniciam logo apos a Segurança, a Chamada da Falange que vai trabalhar naquela Gira, ex. Caboclos, Pretos Velhos,Crianças, Exus.
Ex.: Tambor, tambor, vai buscar quem mora longe, repete Xango la na pedreira, Ogum no Humaitá, Oxossi lá na mata e Iemanjá no fundo do mar.

4) Pontos de Trabalho
São pontos especiais cantados durante a sessão, para Trabalhos específicos, como por exemplo o Descarrego de alguma pessoa.

5) Pontos de Partida
São aqueles que após os Trabalhos da noite chamam a falange que trabalhou para partir.
Ex; Cambono, camboninho meu, meu cambono Olha que Exú vai ao ló .Ele vai, ele vai, Ele vai numa gira só.

6) Pontos de Encerramento da Gira
São Pontos de agradecimento a Jesus, a Deus, aos Protetores doTerreiro, pelos Trabalhos decorridos em boa ordem, e pedindo também paz no Terreiro, dos Médiuns, e Proteção durante seu retorno as suas residências.
Entenda que muitos outros pontos existem, inclusive aqueles que ficam louvando as Entidades da Falange de Trabalho da noite, durante as Consultas a Assistência.
Importante saber que cada Orixá, cada tipo de Ponto, tem seu toque distinto de atabaque.

O que ocorre no "lado de Lá" enquanto cantamos os pontos?

Segundo o Espírito Angelo Inácio:
Os cânticos, além de identificarem cada Espírito que se manifesta, servem igualmente como condensadores de energia, uma espécie de Mantra, que são palavras consagradas por seu alto potencial decaptação energética.
É a Força Mágica da Umbanda.
Observei o ambiente Espiritual da Tenda.
À medida que o povo cantava em ritmo próprio, parecia que imensa quantidade de Energia Luminosa ia se formando por cima da Assistência, segundo o "Ponto" cantado.
De cores variadas, as energias iam se aglutinando na psicosfera ambiente e depois eram absorvidas pelas Auras de quantos aliestavam, além de agregarem em torno do Gongá.
O fenômeno era maravilhoso de se ver.
Em meio ao redemoinho de energias, Espíritos que se manifestavam na forma de Crianças canalizavam esses recursos para os Assistentes, que estremeciam ao receber o choque energético.
Eram os fluidos que os atingiam e desestruturavam as criações mentais inferiores, os miasmas e os demais parasitas que se encontravam nas Auras dos participantes.

Nenhum comentário: