sábado, 23 de agosto de 2008

Fundamentos Básicos da Umbanda

Hierárquia Cósmica

A Umbanda promoverá a reinstalação de muitos conhecimentos e práticas ancestrais.

Têm em sua essência doutrinária a rejeição a dogmas, o que a faz estar em constante evolução enquanto movimento ativo e dinâmico no espaço.

Abriga e incorpora constantemente em suas práticas fragmentos de quase todas as filosofias mágicas ancestrais, desde os idos da saudosa Atlântida.

Por isso é criativa, dinamizadora e transforma ininterruptamente a natureza a sua volta num espectro eminentemente benfeitor.

A sua magia age com os elementos próprios dos planos astral-etérico-físico, associada às energias cósmicas de outras esferas universais rebaixadas pelas forças vibracionais ditas Orixás – aspectos da Divindade Una.

Assim, causa um fenômeno de associação atômica interdimensional que é regido por alta Hierarquia Espiritual que abaliza a concretização do movimento de Umbanda na egrégora planetária da Terra, o que permite a manifestação dos espíritos nas formas pertinentes ao seu campo de atuação, impulsionando-os evolutivamente.

Com toda a sua abrangência em solo pátrio e nos planos rarefeitos, aliada a sua importância para os maiorais sidéreos, conquanto indispensável ferramenta crística, passa longe de uma única corrente ou caminho doutrinário-religioso-filosófico.

Origem do Homem

Energia é tudo aquilo que é possível de transformação, causando em vós impressões de peso, forma, densidade, cores e sons.

As altas energias cósmicas têm que se condensar para se fazerem manifestar nos planos astral- etérico-físico.

Para tanto, são objetos de uma descida vibratória, de freqüência, adensando-se pela interferência dos poderes imanifestados de Deus, ou Orixás - Grosseiramente é como se fossem espécies de ocultos vórtices vibratórios com intensa força centrípeta.

"A Alta Hierarquia Espiritual que dirige a Grande Fraternidade Universal, constituída de espíritos de várias localidades cósmicas partícipes do processo de criação com o Divino em todos os planos dimensionais, utiliza seus largos poderes mentais fazendo com que essas energias sejam potencializadas em suas descidas vibratórias,de freqüência, adensando-as através dos aspectos subjacentes deDeus , ou Orixás.

Estrutura-se a essência cósmica, propiciando às mônadas espirituais a intersecção com os átomos permanentes de cada dimensão, fazendocom que essas chispas informes, se associem por aglutinação atômica em formas adequadas ao meio, criando os veículos ou corpos sutis que as vestirão em cada plano vibratório do universo setenário: átmico,búdico, causal, mental inferior, astral, etérico e físico,propiciando a vida do homem na Terra.

O que são Orixás?

Os Orixás são aspectos da Divindade.

Altas vibrações cósmicas que se rebaixam até nós, propiciando a manifestação da vida em todo o universo.

É preciso compreender que existem vários planos vibratórios no Cosmo e que Deus, em sua benevolência, se manifesta por meio de vibrações peculiares a cada dimensão.

São em número de sete: Oxalá, Yemanjá, Yori, Xangô, Ogum, Oxossi eYorimá.

Cada um dos Orixás tem peculiaridades e correspondências próprias na Terra: cor, som, mineral, planeta regente, elemento,signo zodiacal, essências cheirosas, ervas, entre outras afinidades astromagnéticas que caracterizam a magia da Umbanda por linha vibratória.

Forma de apresentação dos Espíritos na Umbanda

Os espíritos se apresentam na Umbanda como Pretos Velhos, Caboclos e Crianças.

Existe um triângulo fluídico magnético plasmado do Plano Espiritual Superior "flutuando" sobre o Brasil, onde para o seu centro se direcionam as vibrações dos sete Orixás.

Cada espírito que tem compromisso de trabalho na Umbanda molda o seu Corpo Astral a uma destas três formas - são fixas - para o exercício da caridade.

As Sete Linhas Vibratórias

Os espíritos que atuam na Umbanda se aproximam no Plano Astral através de Sete Linhas Vibratórias, uma para cada Orixá.

É um método de se unirem organizadamente em auxílio aos filhos daTerra.

Nenhuma linha ou Orixá é melhor que outra.

Todas têm a mesma importância.

Nenhum comentário: