quinta-feira, 21 de agosto de 2008

As Sete Linhas

Quando vamos a um terreiro de Umbanda é normal nos consultarmos com uma entidade incorporada que é um Caboclo, um Preto Velho ou uma Criança.

Mas na realidade quem são estas entidades ?

Estas entidades são seres muito mais elevados e espiritualizados que nós encarnados.

Estes seres não mais encarnarão na Terra (existem algumas excessões onde os seres ainda reencarnam em missão sacrificial).

Elas se apresentam na Umbanda em três formas possíveis: Caboclo, Preto-Velho ou Criança.

Estas formas de apresentação se chama roupagem fluídica, que são utilizadas pelas entidades para conseguirem chegar mais próximas de nós, que ao vermos um Caboclo incorporado logo o associamos com segurança, um Preto-Velho com humildade e uma Criança com pureza.

Estas entidades já encarnaram em diversas raças, já passaram por todas as idades, assim sendo trazem muita experiência para nós encarnados.

Os Caboclos atuam mais com as energias físicas, com a saúde. Os Pretos-Velhos amenizam pensamentos confusos gerados pela rotina diária e as Crianças atingem os sentimentos.

O trabalho destas entidades é enorme, tentando colocar no coração dos homens a paz de Oxalá.

O trabalho é tão árduo que as vezes as entidades têm que se passar por ignorantes.

É a psicologia da Umbanda, com a intenção de atender a todos sem distinção.

O Senhor máximo responsável pela Terra, Oxalá (Cristo Jesus), como governador deste planeta envia estas entidades até nós, com o objetivo de que possamos evoluir espiritualmente.

Estas entidades, que fazem parte da chamada Corrente Astral de Umbanda, trabalham dentro de uma das Sete Linhas de Umbanda:
Orixalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Yorimá, Yori e Yemanjá.

Estes nomes são sagrados e ancestrais e nomeiam os sete Orixás Maiores da Umbanda.

Estes Orixás Planetários (ou Potências Cósmicas) são os sete espíritos mais elevados do planeta, e nunca encarnaram aqui.

Mas e os Caboclos, Pretos-Velhos e Crianças, onde ficam nesta história ?

Os Orixás Maiores não incorporam, eles têm funções de governo planetário.

Cada um deles estende suas vibrações e ordenações a mais sete entidades denominadas Orixás Menores e estas, cada uma para mais sete inferiores e assim por diante.

Veja o exemplo de uma das Sete Linhas:

Orixá Maior = 1 (Oxóssi)
Orixá Menor = 7 (1º Grau) Chefe de Legião
Orixá Menor = 49 (2º Grau) Chefe de Falange
Orixá Menor = 343 (3º Grau) Sub Chefe de Falange
Guia = 2401 (4º Grau) Chefe de Grupamento
Protetor = 16807 (5º Grau) Chefe Integrante de Grupamento
Protetor = 117649 (6º Grau) Sub Chefe de Grupamento
Protetor = 823543 (7º Grau) Integrante de Grupamento


Nota-se que a cada grau que a hierarquia vai descendo a quantidade de entidades vai se multiplicando por sete, pois cada entidade, dentro de sua hierarquia delega ordenações para mais sete. E assim ocorre com todas as outras Linhas.

Nos terreiros, em geral trabalha-se com Protetores de 5º, 6º e 7º Grau. Para se trabalhar com Guia (4º Grau) é exigida muita experiência e devoção por parte do médium.

Raras (praticamente impossíveis) são as incorporações de Orixás Menores (1º, 2º e 3º Grau), que necessitam de um médium muitíssimo preparado, corrente mediúnica segura, um terreiro limpo no físico, astral e mental, e ausência de obsessores até mesmo vindo da assistência.

É impossível a incorporação de Orixás Maiores.

Os Caboclos que trabalham nos terreiros são das seguintes Linhas: Orixalá (estes não incorporam, somente passam vibrações), Ogum, Oxóssi, Xangô e Yemanjá;

Os Pretos-Velhos são da Linha de Yorimá;
E as Crianças da Linha de
Yori.

Passamos a falar um pouco de cada Linha:

ORIXALÁ:
Esta Linha é supervisionada por Jesus Cristo (Oxalá), representa o Princípio, o Incriado, o Reflexo de Deus. É a Luz Refletida que coordena as demais Vibrações Originais (demais Linhas). Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Caboclo Urubatão da Guia, Caboclo Ubirajara, Caboclo Ubiratan, Caboclo Aymoré, Caboclo Guaracy, Caboclo Guarany e Caboclo Tupy.

OGUM:
Esta Linha é conhecida também como Linha de São Jorge no sincretismo. A Vibração de Ogum é o Fogo da Salvação ou da Glória, o Mediador, o Controlador dos Choques conseqüentes ao Karma.
É a Linha das Demandas da Fé, das aflições, das lutas, das batalhas, etc. Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Caboclo Ogum de Lei, Caboclo Ogum Yara, Caboclo Ogum Megê, Caboclo Ogum Rompe-Mato, Caboclo Ogum de Malê, Caboclo Ogum Beira-Mar e Caboclo Ogum Matinata.

OXÓSSI:
Esta Linha é conhecida também como Linha de São Sebastião no sincretismo.
A Vibração de Oxóssi é a Ação Envolvente ou Circular dos Viventes da Terra, ou seja, o Caçador de Almas que atende na doutrina e na Catequese.
É a Vibração que influencia no misticismo das almas, que doutrina e interfere nos males físicos e psíquicos.
Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Caboclo Arranca-Toco, Cabocla Jurema, Caboclo Araribóia, Caboclo Tupynambá, Caboclo Arruda, Caboclo Pena Branca e Caboclo Cobra Coral.

XANGÔ:
Esta Linha é conhecida também como Linha de São Jerônimo no sincretismo, Linha do Povo, Linha das Cachoeiras.
A Vibração de Xangô é a Coordenação da Lei Karmânica, é o Dirigente das Almas, o Senhor da Balança Universal, que afere o nosso estado espiritual.
Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Caboclo Xango-Kaô, Caboclo Xangô Sete Montanhas, Caboclo Xangô Sete Pedreiras, Caboclo Xangô da Pedra Preta, Caboclo Xangô da Pedra Branca, Caboclo Xangô Sete Cachoeiras e Caboclo Xangô-Agodô.

YORIMÁ: Esta Linha é conhecida também como Linha de São Cipriano no sincretismo, Linha das Almas, Linha dos Pretos-Velhos.
A Vibração de Yorimá é a Potência da Palavra da Lei, Ordem Iluminada da Lei, Palavra Reinante da Lei.
Esta Linha é composta dos primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações.
Os Orixás são verdadeiros magos que usam da roupagem fluídica de Pretos-Velhos, ensinando as verdadeiras "mirongas" sem deturpações.
São os Mestres da Magia e experientes devido as seculares encarnações.
Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Pai Guiné, Pai Tomé, Pai Arruda, Pai Congo de Aruanda, Mãe Maria Conga, Pai Benedito e Pai Joaquim.

YORI:
Esta Linha é conhecida também como Linha de São Cosme e Damião, no sincretismo, Ibejada, Linha das Crianças e outras.
A Vibração de Yori é a Potência em Ação da Luz Reinante ou a Potência em Ação pelo Verbo, a Potência da Luz do Verbo ou do Reino de Deus.
Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Tupanzinho, Ori, Yariri, Doum, Yari, Damião e Cosme.

YEMANJÁ:
Esta Linha é conhecida também como Linha de Nossa Senhora da Conceição no sincretismo, Linha de Oxum, Linha do Povo D'Água, Linha do Povo do Mar, e outras.
A Vibração de Yemanjá é o Princípio que Atua na Natureza, o Eterno Feminino, a Divindade da Fecundação, da Gestação, etc.
Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Cabocla Yara, Cabocla Indayá, Cabocla Nanã, Cabocla Estrela do Mar, Cabocla Oxum, Cabocla Inhasã e Cabocla Sereia do Mar.
Os espíritos militantes da Umbanda só usam os mesmos nomes dos seus Chefes Principais, até quando são do 4º Grau, quer dizer, até quando são Guias (Chefes de Grupamento).

Daí para baixo, até 7º Grau não seguem esta regra, variando seus nomes mas tendo a mesma ligação afim.

Nenhum comentário: